Menu para realizar as baixas dos arquivos de retorno enviado pelos bancos arrecadadores, para inserir os pagamentos das faturas no sistema de faturamento.
Todos os dias os bancos enviam os arquivos de retornos de pagamentos, a leitura desses arquivos deve ser feita no início do dia para que, por exemplo, não seja criticado no boletim de corte faturas que já foram pagas.
Para baixar as faturas pagas pelo banco, clique na pasta amarela indicada na imagem e selecione o arquivo que o banco enviou.
Informe a agência e o BDA é importante que seja igual à data de crédito, pois assim fica melhor de ser verificado futuramente, então se a data de crédito é 12/08/2022 o BDA deve ser 01208/22.
O mês/ano de Multa e Juros o sistema sempre coloca para o próximo mês que ainda não foi faturado.
Confirmado todos os dados, clique em "Baixar" para iniciar a leitura do arquivo de retorno.
Após o término da leitura do arquivo, o sistema apresenta a crítica da baixa, que mostra apenas as faturas/avulsas/reavisos/agrupadores que não foram baixados, a mensagem mais comum é "Conta BAIXADA ou Bloqueada p/ Pagamento", significa que essa fatura já está baixada no sistema, sinalizando que o pagamento atual é um pagamento de duplicidade.
É recomendado salvar a crítica para manter sempre um histórico caso seja preciso analisar futuramente, pois essa crítica só é mostrada quando é realizada a leitura do arquivo de retorno, não sendo possível ser adquirida de outra forma.
A crítica é um resumo da baixa, informado o valor total lido no arquivo, o valor total baixado, quantidade de registros lidos e quantos foram baixadas e não baixados.
Fechando a crítica, o sistema pergunta se deseja lançar os créditos dos pagamentos em duplicidade, para não ter que lançar manualmente.
Clicando em "Sim", os créditos são gerados para os consumidores e também adicionados no BDA.
Baixar
Rotina para realizar a baixa das faturas pagas pelos agentes arrecadadores, permitidos pelo SAAE, a arrecadarem as faturas dos consumidores.
Selecione o dia da arrecadação e qual o código do agente arrecadador, clicando em "Buscar" o sistema irá imprimir o relatório das faturas arrecadadas pelo agente arrecadador.
Os agentes arrecadadores são cadastrados nos menus: Tabelas -> 22 e depois Tabelas ->24.
Informe o banco de crédito, o banco para onde o agente arrecadador enviou o dinheiro arrecadado, a data de crédito normalmente é no outro dia, que é feito o envio dos valores arrecadados, e o número do BDA igual à data de crédito.
Depois clique em "Baixar" para iniciar a baixa dos pagamentos recebidos pelos A.A.
Essa é a crítica da baixa, como a da baixa de arquivo de RET do banco também mostra as faturas que não foram baixadas e o motivo, se estiver em branco, significa que todas as faturas foram baixadas com sucesso.
A crítica é um resumo da baixa, informado o valor total lido no arquivo, o valor total baixado, quantidade de registros lidos e quantos foram baixadas e não baixados.
Exclusão de BDA
Sempre crie um backup do sistema antes de utilizar essa rotina.
Caso seja necessário os BDA's podem ser excluídos, essa rotina deve ser utilizada com cautela, não precisa ser executada caso precise excluir/incluir uma baixa individual, nesse caso pode utilizar o menu de baixa manual.
Ela irá excluir o BDA informado, ou seja, todas as baixas das faturas que foram inclusas no BDA. As faturas baixadas vão voltar a ficar em aberto
Informe o número do BDA que será excluído, e o banco também caso o filtro "BDA e Banco" esteja marcado e clique em 'Executar".
Cuidado para não excluir o BDA errado, se excluir terá que realizar a baixa do arquivo novamente. Para melhor precisão utilize o filtro "BDA e Banco".
Alterar informações do BDA
Rotina para alterar informações do pagamento caso tenham sido baixadas no BDA errado.
Na primeira parte é informado as informações da baixa exatamente como estão no sistema.
Na segunda parte é informado os dados corretos da baixa, todos os campos informados podem ser alterados, no exemplo foi alterado a "Data de Depósito" e o "N° BDA", pois estão incorretos.
Depois clique em "Alterar".
O sistema irá informar a conclusão da rotina com sucesso, porém isso não é confirmação que o BDA foi alterado com sucesso, pois caso tenha alguma informação errada na primeira parte da rotina nada será alterado já que o sistema não irá encontrar as informações de pagamento informadas.
Sempre verifique se as informações estão corretas após a finalização da rotina, pelo menu Arrecadar->02 -> 01 -> 01.